Portal da Cidade Rio das Pedras

SAÚDE

Saiba como evitar doenças em meio a mudanças bruscas de temperatura

Gripe e pneumonia estão entre as principais causas das hospitalizações nesta época do ano

Publicado em 21/03/2024 às 09:47
Atualizado em

Imagem ilustrativa (Foto: Google Imagens)

Um dos verões mais quentes chegou ao fim nesta quarta-feira (20). Com a chegada do outono e de uma frente fria, esta quinta-feira (21) amanhece amena em várias cidades brasileiras, gerando uma queda brusca de temperatura que demanda cuidado extra com a saúde, já que esse tipo de variação térmica favorece o aparecimento de infecções e crises alérgicas.

Um estudo aponta, por exemplo, que as internações em São Paulo aumentam quando as temperaturas máximas e mínimas mudam. Gripe e pneumonia estão entre as principais causas das hospitalizações.

Em meio ao calor, os vasos sanguíneos se dilatam para que o corpo se mantenha refrescado, e o contrário ocorre no frio, quando veias e artérias se contraem para manter a temperatura dos órgãos internos entre 35 e 36 graus. Um choque térmico interfere nesse mecanismo de modo abrupto, podendo levar a inflamações nas vias aéreas superiores e a obstrução das narinas.

E os problemas não terminam aí: quando as narinas ficam obstruídas, a condensação de ar úmido na cavidade nasal faz com que elas fiquem escorrendo. Como o nariz é responsável por umedecer e filtrar o ar recebido, quem respira pela boca acaba absorvendo mais poluição e se tornando mais suscetível a irritações na garganta, infecções virais e crises alérgicas.

Outro agravante comum é a propagação de bactérias em dias frios, quando mais gente tende a permanecer em locais fechados e a lavar menos as mãos que o habitual. 


CONFIRA ALGUMAS DICAS:

Evite transições térmicas abruptas

Não se exponha a variações térmicas desnecessariamente. Sair de um calor de 35ºC e ligar o ar condicionado em 16ºC, por exemplo, nem pensar. O ideal é não ultrapassar 15ºC de diferença entre um ambiente e outro. Ainda seguindo essa regra, agasalhe-se bem quando sair no vento. Não dá para fugir do frio, mas é possível enfrentá-lo de modo gradual.

Evite a proliferação de microorganismos

Mesmo se estiver muito frio, abra as janelas ao menos um pouco. E nunca deixe de lavar as mãos.

Lave o nariz

Mais do que vias para a entrada e saída de ar, as narinas ajudam a melhorar a qualidade do que você respira de forma estratégica. Por isso, mantenha-as sempre limpas e, se possível, use soro fisiológico para a higienização.

Visite o médico regularmente

Quem tem alguma condição crônica como asma ou rinite alérgica deve tratar o quadro para prevenir crises durante as mudanças da estação e não ser pego de surpresa.

Alimente-se bem

Manter uma dieta equilibrada antes e durante a mudança de temperatura é outro passo fundamental para se proteger fortalecendo a imunidade.

Fonte:

Deixe seu comentário