Portal da Cidade Rio das Pedras

ALERTA

Sarampo segue aumentando no Brasil; quem precisa tomar vacina?

Casos de sarampo continuam crescendo e campanha de vacinação é prorrogada

Publicado em 10/08/2019 às 06:18

Procure um posto de vacinação em sua cidade! (Foto: Divulgação)

Surto de sarampo continua crescendo em diversos locais do Brasil. Segundo Informe da Secretaria da Vigilância de Saúde do início de agosto, já são 646 casos confirmados e mais de 1700 em investigação.

São Paulo é o estado de maior incidência seguido do Pará (53), Rio de Janeiro (13), Minas Gerais (4), Amazonas (4), Santa Catarina (3), Roraima (1) e Sergipe (1). 

A população confirmada com a doença tem faixa etária de 20 a 39 anos e também em bebês com menos de 1 ano. Em alguns locais, idosos acima de 50 anos, crianças e adolescentes também estão em risco. 

São Paulo tem 32 municípios afetados, com casos também no interior e no litoral, sendo o maior número dentro Grande São Paulo. Os municípios atingidos até agora:

São Paulo, Santos, Fernandópolis, Santo André, Guarulhos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires, Mairiporã, Pindamonhangaba, Sorocaba, Diadema, Indaiatuba, Osasco, Barueri, Caçapava, Caieiras, Embu, Estrela D'oeste, Francisco Morato, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jales, Mogi das Cruzes, Peruíbe, Praia Grande, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Taboão da Serra e Taubaté.

Quem tem que tomar a vacina do sarampo?

A campanha de vacinação contra o sarampo da Secretaria de Saúde foi prorrogada até 16 de agosto, voltada principalmente aos jovens de 15 a 29 anos (mesmo que já tenham tomado as duas doses na infância).

Onde tomar?

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de de Saúde do Município. Consulte a Unidade de Saúde mais próxima de você para realizar a Vacinação no seu Município.

O que levar?

Para se vacinar, é preciso levar apenas o documento de identidade (RG, CNH) e a carteira de vacinação (se tiver).

Mais sobre o Sarampo, o que é?

Doença contagiosa, originária do vírus Morbilivirus. Causa febre e manchas no corpo e é uma das grandes responsáveis pela mortalidade infantil.

Sintomas

Os sintomas do sarampo variam de acordo com a fase de manifestação do vírus. No início:

- Febre
- Tosse persistente
- Conjuntivite
- Coriza
- Fotofobia

Do 2° ao 4° dia desse período:

- Manchas vermelhas
- Prostração


VEJA O RECADO DO SECRETÁRIO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE RIO DAS PEDRAS


Fonte:

Deixe seu comentário