Portal da Cidade Rio das Pedras

SAÚDE

Covid aumenta casos de doenças reumáticas no longo prazo, mostra estudo

Os resultados apontam para a necessidade de promover maior acompanhamento dos pacientes pelos sistemas de saúde.

Publicado em 07/03/2024 às 15:30
Atualizado em

(Foto: Google Imagens)

Um novo estudo descobriu que pegar o vírus da Covid-19 pode aumentar as chances de desenvolver doenças autoimunes que afetam as articulações. Isso ressalta a importância de acompanhar de perto os pacientes de Covid, especialmente os que tiveram casos graves, e mostra que as vacinas podem proteger nosso sistema imunológico.

Os pesquisadores também compararam pacientes saudáveis e aqueles com gripe comum para entender melhor. Durante 1, 6 e 12 meses, os voluntários fizeram exames para verificar se tinham essas doenças.

Além de encontrar uma ligação entre Covid e doenças reumáticas, o estudo mostrou que casos graves de Covid aumentam o risco de ter reumatismo. Ainda não se sabe exatamente o que causa essas doenças nas articulações.

A situação da Covid continua preocupante no Brasil. O país tem o segundo maior número de mortes no mundo, com quase 800 só em janeiro, e mais de 120 mil casos. Como a resposta às doenças pode variar por causa de fatores genéticos, ambientais e demográficos, os brasileiros podem reagir de maneira diferente à doença do que outras populações.

Apesar de os pesquisadores terem usado dados de 106 países, o estudo tem algumas limitações. Por exemplo, os resultados são baseados nas informações relatadas pelos pacientes, que podem não ser completamente precisas. Os pesquisadores tentaram minimizar isso incluindo um grupo de controle, mas ainda há algumas incertezas.


⚠️ Quer receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Faça parte do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados >>CLIQUE AQUI<< para entrar no grupo.

Facebook | Instagram | YouTube | Twitter | Câmeras ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário