Portal da Cidade Rio das Pedras

SAÚDE

Método Pilates na Fisioterapia: como os exercícios são realizados?

A importância da avaliação fisioterapêutica para a correta prescrição dos exercícios.

Publicado em 02/09/2021 às 21:03
Atualizado em

Ao contrário do que se pensa e do que frequentemente se lê - os exercícios propostos no Método Pilates não são apenas os alongamentos. O respeito aos princípios do Método é o que o diferencia de outras formas de exercício físico e terapêutico.

Os movimentos corporais devem ser realizados priorizando a concentração, a respiração, a fluidez, a precisão e o trabalho da unidade do corpo, respeitando sempre a individualidade de cada um – identificada por meio de avaliação clínica.


É importante entender que os exercícios aplicados com a finalidade de melhorar processos patológicos ou disfuncionais, como artrose, artrite, desgaste articular, condropatia, osteoporose, degeneração discal, tendinites, bursites, capsulites, lombociatalgia, cervicobraquialgia, ciatalgia (dor no ciático), hérnia de disco, dores crônicas e dores agudas - não são os mesmos daqueles aplicados em condições fisiológicas, ou seja, em condições normais.


Por exemplo, é conhecido que a Osteoporose apresenta sinais e fases clínicas que precisam ser avaliadas para que se possa aplicar corretamente os exercícios.

Dessa maneira, um exercício direcionado para uma pessoa que tem osteoporose será totalmente diferente daquele direcionado para uma pessoa que tem artrose.

Tudo importa e é relevante na escolha de qual exercício prescrever- um exercício conduzido de forma errada pode piorar o indivíduo.

Logo, não há como "começar o Pilates" com o Fisioterapeuta sem passar pela avaliação clínica - o primeiro e mais importante passo é realizar a Avaliação Fisioterapêutica.


Mais importante que identificar qual é o melhor exercício a ser realizado, é identificar qual exercício não pode ser realizado para aquela pessoa.

Avaliação e individualidade - essa é a base e a chave para a evolução rápida, assertiva e contínua das queixas e objetivos de cada um.

Nós podemos te ajudar. Nossos atendimentos são conduzidos respeitando todas as medidas de prevenção e precaução preconizadas pela Organização Mundial da Saúde e pelo Crefito.

Consultório de Fisioterapia – Ana Claudia Petrini.


SAIBA MAIS SOBRE O CONSULTÓRIO DA FISIOTERAPEURA ANA CLAUDIA PETRINI >>CLIQUE AQUI<<




🟩 Quer fazer parte da nossa lista de TRANSMISSÃO e receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Salve nosso número (19) 99228-0762 na sua agenda de contatos e depois envie um WhatsApp com seu nome. Pronto, já estará fazendo parte da nossa lista de transmissão e vai receber as notícias e ficar por dentro de tudo de Rio das Pedras e região.

🟩 Ou se preferir CLIQUE AQUI para participar do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados.

📱 Facebook

📱 Instagram

📺 YouTube

📱 Twitter

🎥 Câmera ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário