Portal da Cidade Rio das Pedras

TREM

Consórcio entre empresas vence leilão do trem que ligará SP a Campinas

A expectativa é que a viagem entre as duas cidades tenha o tempo estimado de 1h04, com capacidade de 860 passageiros sentados por trem.

Publicado em 01/03/2024 às 08:00
Atualizado em

(Foto: Divulgação: Governo de SP)

Um consórcio composto pela empresa chinesa CRRC e a brasileira Comporte venceu o leilão para construir e o operar o novo trem que ligará a capital São Paulo a Campinas. 

O trajeto percorrido pelo trem entre as duas cidades terá 101 km de distância, atingindo 140km/h, a velocidade mais rápida em transporte de passageiros feito por trilhos no Brasil. A expectativa é que a viagem entre as duas cidades tenha o tempo estimado de 1h04, com capacidade de 860 passageiros sentados por trem. 

O consórcio foi o único a apresentar a proposta no leilão e deverá investir R$14.2 bilhões, explorando o serviço por 30 anos. Eles também operarão o Trem Intermetropolitano (TIM) para atender passageiros de Jundiai, Louveira, Vinhedo e Valinhos, além da operação da Linha 7-Rubi, hoje atribuição da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Existe a expectativa de que o TIM entre em operação até 2029. Já a linha principal deverá estar em funcionamento até 2031, com a taxa do serviço estimada em R$64,00.

O governador Tarcísio de Freitas afirmou que estuda outras linhas, como por exemplo ligando São Paulo a Santos, além de uma ligação entre a capital paulista e a cidade de Sorocaba.


⚠️ Que receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Faça parte do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados >>CLIQUE AQUI<< para entrar no grupo.

Facebook | Instagram | YouTube | Twitter | Câmeras ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário