Portal da Cidade Rio das Pedras

ELEIÇÕES

Jovens de 16 a 18 anos podem tirar 1º título de eleitor até 8 de maio

Procedimento pode ser realizado online. Este ano, eleitores poderão votar para prefeito, vice-prefeito e vereador

Publicado em 05/04/2024 às 11:13
Atualizado em

(Foto: Google Imagens)

Os jovens de 16 a 18 anos que desejam votar nas eleições municipais de 2024 têm até 8 de maio para obter o título eleitoral. Esse documento habilita o cidadão a exercer o direito ao voto. Em outubro, as eleições serão realizadas para escolher os representantes que ocuparão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nos municípios pelos próximos quatro anos.

Como tirar o primeiro título de eleitor?

Para solicitar o título eleitoral, o jovem pode usar o sistema de autoatendimento TítuloNet. Ao acessar o sistema, basta selecionar a opção "não tenho" no campo "Título de eleitor", caso seja a primeira vez. Em seguida, é necessário preencher todos os campos com informações pessoais, como nome completo, e-mail, número da carteira de identidade e local de nascimento.

Para solicitar o título eleitoral, é necessário anexar quatro fotografias: uma selfie segurando um documento oficial de identificação e duas fotos da documentação usada. O eleitor deve estar sem acessórios que obstruam o rosto, como óculos ou bonés. 

Após enviar a solicitação, é possível acompanhar a emissão do título eleitoral online, inserindo o número do protocolo gerado. Depois, o cidadão pode retirar o título no cartório eleitoral mais próximo. O futuro eleitor tem 30 dias para fazer o cadastramento biométrico no cartório eleitoral. Depois, pode baixar a versão digital do título eleitoral pelo aplicativo e-Título, disponível para smartphones e tablets.

Fonte:

Deixe seu comentário