Portal da Cidade Rio das Pedras

ELEIÇÕES 2024

TSE restringe uso de Inteligência Artificial nas eleições de outubro

Medida foi imposta para evitar circulação de fake news e montagens que possam prejudicar campanhas

Publicado em 28/02/2024 às 10:52
Atualizado em

(Foto: Google Imagens)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou, na última terça-feira (27) uma resolução para regulamentar o uso da inteligência artificial nas eleições municipais de 2024, que acontecem em outubro. A resolução foi aprovada por unanimidade.

A norma proíbe a manipulação de conteúdo falso para criar ou substituir imagem ou voz de candidato para prejudicar ou favorecer candidaturas. O uso de chatbots e avatares para a comunicação entre as campanhas com eleitores também foi restringido. O objetivo do TSE é evitar a circulação de montagens de imagens e vozes produzidas por aplicativos de inteligência artificial para manipular declarações falsas de candidatos e autoridades envolvidas com a organização do pleito.

O TSE também vai determinar que as redes sociais tomem medidas para diminuir a circulação de fatos falsos ou descontextualizados para combater a desinformação durante a campanha. As plataformas que não retirarem do ar conteúdos antidemocráticos e com discurso de ódio, como falas racistas, homofóbicas ou nazistas, serão responsabilizadas.


⚠️ Que receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Faça parte do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados >>CLIQUE AQUI<< para entrar no grupo.

Facebook | Instagram | YouTube | Twitter | Câmeras ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário