Portal da Cidade Rio das Pedras

PAPO DE ESPECIALISTA

OSTEOPATIA: Dor no pescoço que irradia para o ombro. O que pode ser?

Saiba como a abordagem Osteopática pode te ajudar.

Publicado em 15/08/2023 às 21:06

(Foto: Google Imagens)

(Foto: Google Imagens)

As dores na região do pescoço podem ser oriundas de inúmeros fatores, dificilmente haverá uma única razão e/ou um único fator causal para o aparecimento das dores nessa região.

A coluna cervical (região do pescoço) é composta por sete vértebras de onde emergem dois grandes plexos neurais, que dão origem aos nervos que governam toda a região do pescoço, topo do ombro até e se estendem até as mãos. 


Existe também uma conexão do pescoço com o ombro que ocorre pelo tecido fascial e pelo tecido muscular. Por isso, quando a dor no pescoço irradia para o ombro, é possível que exista o comprometimento tanto de uma estrutura neural, como fascial ou muscular ou, ainda, a associação de todas elas.

O primeiro passo para o tratamento mais assertivo é a realização uma boa avaliação clínica, em que todas as estruturas que se relacionam, de alguma forma, com a coluna cervical sejam consideradas. E todas as “bandeiras vermelhas”, ou seja, os sinais de gravidade sejam identificados.

Dessa forma, é possível identificar quais tecidos, elementos e variáveis estão envolvidas e merecem atenção nas intervenções. 


A partir dessa identificação, o objetivo da Osteopatia é ajustar todos os tecidos e sistemas envolvidos na disfunção que resulta na percepção de dor do paciente, gerando resultado mais rápido possível.

Muitas vezes, a região que está "sofrendo" com a dor representa uma região que está exposta a uma hiperfunção e/ou hipermobilidade. Nesse sentido, o direcionamento correto das técnicas é fundamental para a melhora do paciente.

Dentro da abordagem osteopática, há técnicas específicas para os nervos, fáscias, músculos, ligamentos e articulações. Após os estímulos nos tecidos alvos envolvidos, como auxílio à correção, exercícios direcionados para cada caso são orientados para serem realizados em casa, bem como, ajustes na rotina, caso sejam identificadas.


Você sente dores no pescoço? Saiba que, embora comum, não é normal. 

Não espere a dor tornar persistente para tratá-la. Busque um profissional qualificado para cuidar de você.


Ana Claudia Petrini – Fisioterapeuta, Mestre em Fisioterapia. Crefito: 197096-F.



SAIBA MAIS SOBRE O CONSULTÓRIO DA FISIOTERAPEURA ANA CLAUDIA PETRINI >>CLIQUE AQUI<<




🟩 Quer receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Faça parte do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados >>CLIQUE AQUI<< para entrar no grupo.

📱 Facebook
📱 Instagram
📺 YouTube
📱 Twitter
🎥 Câmeras ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário