Portal da Cidade Rio das Pedras

PAPO DE ESPECIALISTA

Vícios posturais e sedentarismo na infância e adolescência: quais os riscos?

Entenda como a nossa metodologia de exercícios terapêuticos pode minimizar esses reais riscos.

Publicado em 16/01/2024 às 17:35
Atualizado em

Imagem Ilustrativa (Foto: Google Imagens)

Imagem Ilustrativa (Foto: Google Imagens)

No Brasil a prevalência de crianças e adolescentes obesos, sedentários e com comportamentos posturais e físicos mal adaptados vêm aumentando exponencialmente desde as últimas décadas. Um estudo recente (2021), apurou que, cerca de 68% das crianças e adolescentes no Brasil, possuem vícios posturais.

Sabe-se hoje que, a postura em si não é uma problemática, não é causa de dores, bem como, não causam grandes problemas. A problemática está no tempo em que se passa em uma mesma postura durante o dia-a-dia ou durante a fase de crescimento.


Logo, vícios posturais, ou seja, manutenções de posturas – sejam quaisquer que sejam – por um longo período de tempo são prejudiciais à saúde física, social e afetiva.

Em virtude dos aspectos da vida contemporânea com a automatização dos aparelhos domésticos, a oferta do lazer em forma de telas, vídeos games e muitas horas de sofá, hoje, o nível de atividade física, exercícios e de movimentação diária das crianças e adolescentes são extremamente baixos e altamente prejudiciais ao desenvolvimento dos sistemas corporais, tão fundamentais, nessa fase.

E qual é o grande problema disso?

Um outro estudo conduzido no Brasil, inferiu que há 88% de probabilidade do sedentarismo e das posições mantidas por longos período na fase de crescimento desencadear dores e problemas reais na coluna na fase adulta. Visto que, a estrutura muscular, articular e neural estarão comprometidas desde muito cedo.


Caso não sejam tomadas as medidas de tratamento e prevenção durante a infância e adolescência, a criança - quando adulta - enfrentará dificuldades consideráveis com relação ao corpo físico, ao desenvolvimento cognitivo, social e pessoal.

A melhor maneira de tratar e prevenir essas graves consequências no futuro, é inserir a criança e o adolescente em uma rotina ativa e de exercícios físico com direcionamento, frequência, dose e intensidade adequadas.

Nesse sentido, a partir dos inúmeros casos de crianças e adolescentes com essa problemática que atendemos nos últimos anos, criamos uma metodologia de avaliação e de tratamento para poder ajudar de maneira mais assertiva esse público.


A nossa metodologia foi desenvolvida em nosso espaço, com auxílio dos equipamento e filosofia do método Pilates e integra uma abordagem que envolve a avaliação física, postural e de capacidades motoras, bem como, sequências de exercícios terapêuticos específicos que estimulam especificamente o desenvolvimento e aprimoramento dos gestos motores, fundamentais, na fase de crescimento.

Se você já identificou que o seu filho (o), neto (a), sobrinho (a) ou conhecido (a) tem algum vício postural, passa muitas horas em uma mesma posição, não faz nenhuma atividade que envolva força, flexibilidade e propriocepção, não espere a emergência chegar para ele (a). Quanto antes iniciar o tratamento, melhor para a saúde e para vida adulta.

Entre em contato conosco para te direcionarmos o quanto antes. Esperamos ter a oportunidade de ajudar o maior número de crianças e adolescentes para que tenham uma vida adulta mais leve, saudável e mais feliz no futuro.

Dra. Ana Claudia Petrini – Fisioterapeuta, Mestre em Fisioterapia. Crefito: 197096-F. Formação em Osteopatia. Experiência clínica de mais de 10 anos como Fisioterapeuta.



SAIBA MAIS SOBRE O CONSULTÓRIO DA FISIOTERAPEURA DRA. ANA CLAUDIA PETRINI >>CLIQUE AQUI<<




🟩 Quer receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Faça parte do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados >>CLIQUE AQUI<< para entrar no grupo.

📱 Facebook
📱 Instagram
📺 YouTube
📱 Twitter
🎥 Câmeras ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário