Portal da Cidade Rio das Pedras

PAPO DE ESPECIALISTA

Osteopatia e Pilates Clínico: Combinação excelente na melhoria das dores.

Descubra como essa combinação pode te ajudar.

Publicado em 08/01/2024 às 19:05
Atualizado em

(Foto: Google Imagens)

Criada pelo médico americano Andrew Taylor Still em 1874, a Osteopatia é um modelo de pensamento centrado na relação entre saúde e doença, que reconhece que os sinais e sintomas clínicos de cada pessoa são as consequências da interação e associação de múltiplos fatores: físicos, fisiológicos, biológicos, ambientais e psicossociais.

Com isso, a abordagem Osteopática transita com ênfase no movimento inerente de todas as estruturas corporais e, por meio dos recursos fisiológicos da terapia manual, realiza diagnóstico e tratamento de dores, desconfortos e/ou patologias.


Para pacientes que sentem dores agudas ou dores crônicas (a mais de três meses), a Osteopatia é indicada em uma abordagem inicial, pois é bastante completa e específica, gerando resultados rápidos e deixando o corpo preparado para realizar exercícios de fortalecimento e aumento de capacidade física, posteriormente.

Nesse sentido, após a abordagem inicial do tratamento Osteopático que irá promover a melhora dos sintomas e o preparo do corpo para realização de exercícios sem dores, a prática regular de exercícios é fundamental para aumentar a capacidade física do indivíduo e mudar as condições corporais que levaram o mesmo ao adoecimento.

Para essa etapa do tratamento, o Pilates Clínico, apresenta evidências científicas de alta qualidade.


Criado pelo alemão Joseph Humbertus Pilates, o Método Pilates consiste em movimentos corporais fluidos e precisos, exercícios que preconizam a concentração e técnicas respiratórias específicas - realizadas em determinada frequência, intensidade e dose - que devem ser prescritas individualmente pelo profissional habilitado.

Os exercícios envolvem o trabalho global que inclui a força, potência, resistência e flexibilidade muscular, bem como, a mobilidade articular, propriocepção, respiração, coordenação e ajustes posturais.

Dessa forma, quando ocorre o alinhamento terapêutico entre o tratamento guiado pela Osteopatia e, subsequentemente, pelo Pilates ou vice e versa, a melhora do paciente é evidentemente mais rápida, assertiva e duradoura.

Lembre-se, um corpo saudável e funcional precisa de movimento.

Se você sente dores, nós podemos te ajudar.

Dra. Ana Claudia Petrini – Fisioterapeuta, Mestre em Fisioterapia. Crefito: 197096-F. Formação em Osteopatia. Experiência clínica de mais de 10 anos como Fisioterapeuta.



SAIBA MAIS SOBRE O CONSULTÓRIO DA FISIOTERAPEURA DRA. ANA CLAUDIA PETRINI >>CLIQUE AQUI<<




🟩 Quer receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Faça parte do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados >>CLIQUE AQUI<< para entrar no grupo.

📱 Facebook
📱 Instagram
📺 YouTube
📱 Twitter
🎥 Câmeras ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário