Portal da Cidade Rio das Pedras

ARTIGO

Osteopatia: Tratamento da hérnia de disco sem cirurgia

Conheça o tratamento por meio da terapia manual osteopática

Publicado em 22/01/2024 às 19:24
Atualizado em

Imagem Ilustrativa (Foto: Google Imagens)

Imagem Ilustrativa (Foto: Google Imagens)

A hérnia de disco é uma alteração comum; tem tratamento assertivo e eficaz; o tratamento conservador é o indicado para 92 a 95% dos casos; a sua história natural é favorável e pode não gerar dor ou qualquer outro sintoma.

A primeira e mais importante informação é que: o fato de ter hérnia de disco em um exame, não significa que a sua dor está atrelada a ela. A segunda é que, se o seu caso for de uma crise por hérnia de disco verdadeira, apenas de 2 a 5% evoluem para uma necessidade de intervenção cirúrgica.

Os sintomas que surgem em decorrência de uma hérnia de disco são extremamente específicos e definidos e, uma crise de dor e limitações por hérnia discal, tem duração de, aproximadamente, 06 a 12 semanas.


Os Fisioterapeutas e os Osteopatas são profissionais capazes de identificar se a dor e as limitações que a pessoa relata possuem influência, associação ou têm como causa a hérnia de disco, sabendo discernir o momento que uma intervenção médica pode ser necessária.

Esses mesmos profissionais - Fisioterapeuta e Osteopata - podem auxiliar e ter papel fundamental na redução do tempo e dos sintomas das crises.

O tratamento com Osteopata é sempre individual, as técnicas empregadas são sutis, normalizando a obstrução mecânica que a hérnia de disco causa, exercícios direcionados são realizados e orientados para casa com dose e frequência adaptadas para cada pessoa, bem como, todas as orientações sobre o que fazer e o que evitar para que a evolução seja mais rápida.


Um dado de extrema relevância é que a história natural da hérnia de disco é comumente favorável, ou seja, a resolução tende a acontecer em um período de até três meses. Há evidências de que a hérnia de disco pode regredir espontaneamente (sozinha), sem procedimento cirúrgico e que, quanto maior a hérnia, maior chance dessa regressão.

Portanto, se você está sofrendo com uma crise de dor por hérnia de disco verdadeira, mantenha a calma, fique tranquilo (a) e extremamente seguro (a), entendendo que a hérnia de disco não é nenhuma sentença e que você pode se movimentar, trabalhar, se exercitar e fazer as coisas das quais gosta e, sobretudo, busque ajuda específica e especializada o quanto antes.

A orientação e acompanhamento profissional são indispensáveis a curto, médio e longo prazo. Atendo todos os dias pessoas com essa queixa..., posso e espero ter a oportunidade de ajudar você também.

Dra. Ana Claudia Petrini – Fisioterapeuta, Mestre em Fisioterapia. Crefito: 197096-F. Formação em Osteopatia. Experiência clínica de mais de 10 anos como Fisioterapeuta.




SAIBA MAIS SOBRE O CONSULTÓRIO DA FISIOTERAPEURA DRA. ANA CLAUDIA PETRINI >>CLIQUE AQUI<<




🟩 Quer receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Faça parte do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados >>CLIQUE AQUI<< para entrar no grupo.

📱 Facebook
📱 Instagram
📺 YouTube
📱 Twitter
🎥 Câmeras ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário