Portal da Cidade Rio das Pedras

PAPO DE ESPECIALISTA

Osteopatia no tratamento do refluxo gastroesofágico

Descubra como o tratamento osteopático pode te ajudar

Publicado em 14/12/2023 às 16:27
Atualizado em

Imagem Ilustrativa (Foto: Google Imagens)

VOCÊ SOFRE COM REFLUXO?

O refluxo gastresofágico ocorre quando o conteúdo do estômago, como líquidos ou alimentos, retorna ao esôfago. A acidez dos sucos estomacais irrita o revestimento do esôfago, causando sintomas que incluem azia, refluxo, irritação estomacal, vômitos, problemas respiratórios e tosse.


As principais causas do refluxo estão relacionadas a fatores gástricos como baixa produção de ácido no estômago, disbiose (crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado), hérnia de hiato, obesidade, resfriados de sensibilidade e intolerâncias alimentares.

No entanto, fatores emocionais como estresse e ansiedade também podem contribuir para os sintomas de refluxo. Esses fatores estão diretamente relacionados com o estilo e hábitos de vida, a somatórias dos mesmos, muitas vezes, manifestam-se em problemas no sistema digestivo.

O tratamento do refluxo gastresofágico por meio da Osteopatia tem como princípio a avaliação minuciosa do indivíduo, que envolve abordagem avaliativa dos sistemas corporais correlatos, mas, sobretudo, de inervação, de vascularização e de mobilidade do sistema visceral.


Um dos aspectos abordados no raciocínio clínico do Osteopata é a importância de melhorar a função do músculo diafragma e da válvula gástrica que, nesses casos, não suporta a pressão dos alimentos e/ou dos líquidos ingeridos, fazendo com que o conteúdo do estômago retorne para o esôfago, causando sintomas de refluxo.

O tratamento é sutil, realizado por meio da terapia manual, respeitando os parâmetros avaliativos de cada indivíduo. Através de técnicas manuais cranianas e viscerais específicas, por exemplo, o Osteopata pode estimular o sistema nervoso autônomo e, assim, reestabelecer a função do sistema digestivo, direcionando corpo para a adaptação e auto regulação, amenizando os sintomas do refluxo.

Com evidências científicas e práticas a Osteopatia é reconhecida e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como opção eficaz de tratamento em saúde. Se você sofre ou conhece alguém que sofra com refluxo, estou pronta para ajuda-lo (s).

Dra. Ana Claudia Petrini – Fisioterapeuta, Mestre em Fisioterapia. Crefito: 197096-F. Formação em Osteopatia. Experiência clínica de mais de 10 anos como Fisioterapeuta.



SAIBA MAIS SOBRE O CONSULTÓRIO DA FISIOTERAPEURA DRA. ANA CLAUDIA PETRINI >>CLIQUE AQUI<<




🟩 Quer receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Faça parte do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados >>CLIQUE AQUI<< para entrar no grupo.

📱 Facebook
📱 Instagram
📺 YouTube
📱 Twitter
🎥 Câmeras ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário