Portal da Cidade Rio das Pedras

PAPO DE ESPECIALISTA

OSTEOPATIA: Problemas na ATM (Articulação Temporomandibular) e Bruxismo

Saiba como a abordagem Osteopática pode te ajudar no tratamento

Publicado em 24/07/2023 às 14:36
Atualizado em

(Foto: Divulgação / Google Imagens)

(Foto: Divulgação / Google Imagens)

Segundo levantamento da Comissão Permanente de Protocolos Assistenciais da Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal, entre 40% e 75% da população adulta do Brasil apresenta pelo menos um quadro de disfunção da articulação temporomandibular (ATM).

O QUE É ATM?

A articulação temporomandibular (ATM) consiste no côndilo mandibular e no osso temporal, ou seja, está localizada entre a mandíbula e o crânio. É uma das principais e mais complexas articulações do corpo humano, responsável, sobretudo, pela mastigação.


A ATM é a estrutura que possibilita movimento durante a mastigação, por exemplo, para frente, para trás e para os lados. Se um lado dessa articulação não estiver funcionando de maneira adequada, o outro lado também terá a sua função prejudicada, influenciando negativamente na mobilidade mandibular, o que pode levar as disfunções temporomandibulares (DTM).

Os sintomas mais comuns da disfunção temporomandibulares (DTM’S) são:

  • Enxaqueca;
  • Bruxismo;
  • Dores cervicais;
  • Dor e dificuldade ao abrir a boca;
  • Zumbido no ouvido;
  • Cansaço na cabeça, na face e ombros;
  • Dor na face, irradiada para o pescoço;

A fisioterapia é uma aliada fundamental no tratamento das disfunções temporomandibulares (DTM’S). Uma das especialidades da fisioterapia que pode auxiliar de maneira assertiva no tratamento dessas alterações articulares é a Osteopatia.


Os osteopatas usam técnicas manuais de descompressão da ATM para trabalhar os músculos e ligamentos da mastigação para melhorar a mobilidade do crânio e de toda coluna cervical, sempre avaliando a pessoa de maneira exclusiva e individual. Desta forma, a Osteopatia protege as funções do corpo estimulando todas as partes interligadas do corpo a trabalhar de forma harmônica.

O tratamento é 100% manual e com exercícios direcionados específicos para cada caso, não realizando qualquer intervenção cirúrgica.


Se você sofre com problemas na ATM, bruxismos, apertamento noturno, nós podemos te ajudar. Saiba que quanto antes for possível intervir no seu caso, melhores serão os resultados e menores serão suas perdas e emergências futuras.

Ana Claudia Petrini, Crefito: 197096-F – Fisioterapeuta, Mestre em Fisioterapia, Formação completa em Osteopatia, com 10 anos de atuação com Terapia Manual.


SAIBA MAIS SOBRE O CONSULTÓRIO DA FISIOTERAPEURA ANA CLAUDIA PETRINI >>CLIQUE AQUI<<




🟩 Quer receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Faça parte do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados >>CLIQUE AQUI<< para entrar no grupo.

📱 Facebook
📱 Instagram
📺 YouTube
📱 Twitter
🎥 Câmeras ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário