Portal da Cidade Rio das Pedras

PAPO DE ESPECIALISTA

OSTEOPATIA: Tratamento não cirúrgico para a crise de dor por hérnia de disco.

Confira o artigo da Dra. Ana Claudia Petrini, Fisioterapeuta com Mestrado em Fisioterapia. Crefito: 197096-F.

Publicado em 25/08/2023 às 08:20

(Foto: Google Imagens)

(Foto: Google Imagens)

A primeira e mais importante informação é que: o fato de ter hérnia de disco em um exame, não significa que a sua dor está atrelada a ela.

A segunda é que, se o seu caso for de uma crise por hérnia de disco verdadeira, apenas de 2 a 5% evoluem para uma necessidade de intervenção cirúrgica.

Muito diferente do que se acreditava antigamente, hoje, com toda evolução da medicina e da ciência, sabemos que alterações como a hérnia de disco também são encontradas em pessoas sem dor, ou seja, mesmo existindo essa alteração na coluna, não significa que a pessoa sentirá dor.


A hérnia de disco é uma alteração comum; tem tratamento assertivo e eficaz; o tratamento conservador é o indicado para 92 a 95% dos casos; a sua história natural é favorável e pode não gerar dor ou qualquer outro sintoma.

Os sintomas que surgem em decorrência de uma hérnia de disco são extremamente específicos e definidos e, uma crise de dor e limitações por hérnia discal, tem duração de, aproximadamente, seis a oito semanas.

Os Fisioterapeutas especializados e os Osteopatas são profissionais capazes de identificar se a dor e as limitações que a pessoa relata possuem influência, associação ou têm como causa a hérnia de disco, sabendo discernir o momento que uma intervenção médica pode ser necessária.


Esses mesmos profissionais - Fisioterapeuta e Osteopata - podem auxiliar na redução do tempo e dos sintomas das crises.

Um dado de extrema relevância é que a história natural da hérnia de disco é comumente favorável, ou seja, a resolução tende a acontecer em um período de até três meses. Há evidências de que a hérnia de disco pode regredir espontaneamente (sozinha), sem procedimento cirúrgico e que, quanto maior a hérnia, maior chance dessa regressão.

Portanto, se você está sofrendo com uma crise de dor por hérnia de disco verdadeira, mantenha a calma, fique tranquilo (a) e extremamente seguro (a), entendendo que a hérnia de disco não é nenhuma sentença e que você pode se movimentar, trabalhar, se exercitar e fazer as coisas das quais gosta.

A orientação e acompanhamento profissional são indispensáveis a curto, médio e longo prazo. Atendo todos os dias pessoas com essa queixa..., posso e espero ter a oportunidade de ajudar você também.

Ana Claudia Petrini – Fisioterapeuta - Crefito: 197096-F., Mestre em Fisioterapia. Formação em Osteopatia. 



SAIBA MAIS SOBRE O CONSULTÓRIO DA FISIOTERAPEURA ANA CLAUDIA PETRINI >>CLIQUE AQUI<<




🟩 Quer receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Faça parte do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados >>CLIQUE AQUI<< para entrar no grupo.

📱 Facebook
📱 Instagram
📺 YouTube
📱 Twitter
🎥 Câmeras ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário