Portal da Cidade Rio das Pedras

IntestinoxDor Lombar

Você sabia que a sua dor na lombar pode ter influência do seu intestino?

Osteopatia visceral é uma opção segura, rápida e eficaz de tratamento.

Publicado em 15/09/2023 às 08:27
Atualizado em

(Foto: Divulgação / Google Imagens)

Cerca de 90% das dores na região lombar são classificadas como inespecíficas, ou seja, não estão diretamente relacionadas a um único fator detectável. Os aspectos que podem gerar sintoma de dor na lombar, são inúmeros e, geralmente estão associados entre si.

O fato é que, o intestino possui uma relação direta com a região lombar.

Ao longo de toda a coluna vertebral existem terminações nervosas que são as responsáveis por conectar a coluna com o restante do corpo – pele, ossos, músculos, vasos e vísceras. E, a região lombar, abriga uma grande rede nervosa que participa diretamente do controle e funcionamento do intestino.


A neurofisiologia do corpo humano, em sua perfeição, permite que todo tecido visceral doente ou disfuncional seja capaz de irradiar essas informações em outras partes do corpo que estejam relacionadas ao mesmo nível de inervação metamérica. Dessa forma, disfunções dos órgãos viscerais podem repercutir em toda coluna vertebral. No caso do intestino essa repercussão pode acontecer na região lombar.

Por exemplo, um intestino preso (e outras disfunções do intestino), pode gerar dor na lombar, devido a sua inervação, vascularização e a toda essa comunicação.

O terapeuta pode identificar o mau funcionamento intestinal por meio do toque manual, pois, os distúrbios intestinais levam à redução da mobilidade, o que é um fator importante que demonstra a ligação com o desconforto da coluna lombar.


Outro passo fundamental no processo de avaliação do Osteopata é identificar possíveis causas da redução da mobilidade do órgão, pode envolver mudanças na postura, incisões cirúrgicas e até mesmo comprometimento emocional.

Desta forma, o tratamento por meio da Osteopatia visa identificar as origens do problema e devolver o funcionamento normal do intestino através de técnicas manuais específicas, exercícios direcionados (quando necessários) e orientações para a vida diária, eliminando o sintoma principal que é a dor lombar.

Por isso, é muito importante entender que, nem sempre aquele incômodo na coluna significa lombalgia, ou bico de papagaio, ou hérnia de disco ou escoliose, por exemplo. Existem infinitas possibilidades clínicas para a dor lombar, a relação com o intestino pode ser uma delas.


Sente dor lombar? Atendo todos os dias casos de pessoas parecidos com o que foi descrito nesse artigo. Se você sente desconforto na região lombar, espero ter a oportunidade de te ajudar.

Ana Claudia Petrini, Crefito: 197096-F – Fisioterapeuta, Mestre em Fisioterapia, Formação completa em Osteopatia, com 10 anos de atuação com Terapia Manual.



SAIBA MAIS SOBRE O CONSULTÓRIO DA FISIOTERAPEURA ANA CLAUDIA PETRINI >>CLIQUE AQUI<<




🟩 Quer receber as notícias do Portal da Cidade no seu WhatsApp? Faça parte do GRUPO do Portal da Cidade Rio das Pedras e receba as informações e fique atualizado! ‎Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados >>CLIQUE AQUI<< para entrar no grupo.

📱 Facebook
📱 Instagram
📺 YouTube
📱 Twitter
🎥 Câmeras ao Vivo da Cidade

Fonte:

Deixe seu comentário